2 de dezembro de 2012

Loulé promove mostra de presépios

Presepio localizado no Torreão do Castelo (Foto: CM Loule)

Os presépios são um dos elementos decorativos que marcam as festas natalícias. Loulé dá a conhecer algumas versões desta recriação.

Na cidade encontra-se a Exposição “O Presépio – Coleção de Maria Cavaco Silva”, uma iniciativa conjunta do Museu da Presidência da República e Câmara Municipal de Loulé. A mostra pode ser visitada no Convento de Santo até 5 de Janeiro, de terça-feira a sábado, das 10h00 às 18h00, para o público em geral, e de terça-feira a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 16h30, para as escolas, sendo que as receitas revertem a favor da Associação Existir.

Na torre do Castelo está patente um presépio tal com vulgarmente conhecemos, com Maria, o São José e o Menino Jesus. Já no Pátio do Castelo, apresenta-se uma recriação de um presépio em ambiente medieval, com figuras em tamanho natural. Estes dois presépios foram elaborados e executados pelo artista plástico Francisco José e podem ser visitados de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h30, e aos sábados das 10h00 às 14h00.

Na Cozinha Tradicional Algarvia da Alcaidaria do Castelo de Loulé, de 8 a 5 de Dezembro, é possível visitar a Exposição do Presépio Tradicional Algarvio. Este é o habitual presépio com o Menino Jesus, as searinhas e laranjas, que mostra toda a tradição algarvia. Este presépio é montado todos os anos pelas técnicas do Museu Municipal e o Menino Jesus exposto é propriedade particular.

Em Querença, no Pólo Museológico da Água, vai estar patente ao público um Presépio Tradicional, que simboliza bem todas as tradições serranas do Natal na aldeia. A Exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, de 10 de Dezembro a 4 de Janeiro.

Sem comentários: