7 de novembro de 2012

Mértola vai a Tavira

Foto cedida pela CM Tavira

 
 
A exposição itinerante “Mértola, o último porto do Mediterrâneo”, viaja até Tavira e instala-se Núcleo Islâmico do Museu Municipal da cidade, no dia 13 de Novembro.

A mostra reflecte o trabalho de todos os que passaram por Mértola e que colaboraram com o Campo Arqueológico no sentido de ajudar a construir a história daquela vila alentejana.

“A Mértola chegava-se de barco. Para a alcançar era preciso vencer algumas dezenas de quilómetros entre a foz do rio Guadiana e a vila, muitas vezes navegando por passagens traiçoeiras. Um pouco acima de Mértola o rio deixa de ser navegável, e a vila era o fim de uma linha onde chegou toda a espécie de gente ao longo de milhares de anos”, refere a autarquia de Tavira em nota de imprensa.

“A riqueza da urbe residiu durante séculos nas jazidas de cobre, prata e ouro que ficavam a ocidente e oriente de Mértola. O seu porto era o ponto de passagem de uma riqueza imensa que possibilitou o engrandecimento da vila”, conclui a nota.

A exposição pode ser visitada até dia 27 de Abril de 2013. Mais informações sobre o Museu Municipal de Tavira e o Núcleo Museológico Islâmico podem ser consultadas aqui.

Sem comentários: